México começa a exigir visto de brasileiros; veja como tirar

0 Comentários

251 Visualizações

Minutos de leitura

Atualmente, para entrar no país a turismo ou negócios, brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.

Planejando ou tem viagem marcada para o México? Então é bom ficar atento. A partir do dia 11 de dezembro os brasileiros precisarão de visto para entrar no país.

O acordo de isenção de vistos com o Brasil, válido desde 2004, foi revogado na última sexta-feira, 26. Segundo o governo mexicano, a medida é para conter o grande número de brasileiros que usavam o benefício para trabalhar ilegalmente em território mexicano ou para tentar atravessar clandestinamente para os Estados Unidos.

Crédito: CampPhoto/iStock. México virou destino queridinho dos brasileiros durante a pandemia

Ainda segundo o governo mexicano, a decisão já foi comunicada ao Brasil e é temporária, embora não tenha anunciado sua validade.

“Os cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendem entrar no país como visitantes (…) devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis”, diz a nota publicada no jornal oficial do governo mexicano.

Atualmente, para entrar no México a turismo ou negócios, viajantes brasileiros precisam apenas apresentar o passaporte.

Segundo o jornal O Globo, o governo brasileiro estuda aplicar o princípio de “reciprocidade proporcional” e exigir visto dos turistas mexicanos.

Dados das autoridades americanas apontam que, entre outubro de 2020 a setembro de 2021, mais de 46 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre EUA e México. Isso é bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil. Entre os detidos pelos agentes de fronteira, os brasileiros são os sextos mais numerosos.

Crédito: IStock Vista das Pirâmides de Teotihuacan, que ficam 40 km da capital Cidade do México

Como tirar o visto para entrar no México

Os brasileiros portadores de passaporte comum, que desembarcarem no México por via aérea, como turistas ou a negócios (sem autorização para realizar atividades remuneradas), deverão solicitar, antes da viagem, autorização eletrônica para entrada no país: Link para acesso ao formulário

www.inm.gob.mx/sae/publico/pt/solicitud.html.

Para os brasileiros que pretendem entrar no México via terrestre ou marítima, será preciso solicitar um visto físico junto às autoridades consulares mexicanas.

Já os brasileiros que possuam visto ou autorização de residência válidos para Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão ou em qualquer dos países integrantes do espaço Schengen estarão dispensados do trâmite da autorização eletrônica.

México virou destino queridinho dos brasileiros

Durante a pandemia do novo coronavírus, o México virou destino queridinho dos brasileiros, em especial os famosos, já que não impôs nenhum tipo de restrição na quarentena.

Muitos brasileiros também usaram o México para cumprir a quarentena obrigatória 14 dias antes de entrar nos EUA.

#fontereprodução

Compartilhe